segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


#Exu | Crianças tocam pra Gonzaga


No sabado(14/12), as homenagens a Gonzagão ficaram nas mãos das crianças. E elas não fizeram feio, os jovens de 9 a 14 anos, do Projeto Asa Branca e do Ponto de Cultura Alegria de pé de serra animaram a Bodega de João Barela, em Tabocas, e depois seguiram num pau de arara até a feira livre de Exu tocando com beleza as músicas do Mestre Lua, no projeto Cultura Livre nas Feiras.

Quem ficou orgulhoso foi o professor, Mestre Pedro, que brinca sobre seus alunos: “eles estão aprendendo mais do que eu”. Pedro aprendeu sanfona sozinho, com sua própria inteligência, como ele diz, “eu sou um cara da roça, um sofredor, sou vaqueiro, mas sempre fui muito apegado à música”, diz ele que também é poeta e já foi mestre de reisado. Atualmente está com 35 alunos. “Eu queria que todo mundo que passasse pelo projeto aprendesse pelo menos um pouquinho”, diz ele, com 12 alunos veteranos que o acompanham constantemente em apresentações.
O projeto Asa Branca vem formando jovens sanfoneiros desde 2002. Os alunos chegam e ficam até se profissionalizar, até pegar gosto pela coisa. “Muitos sanfoneiros de Exu passaram pelo projeto”, conta Marlla Texeira, Articuladora Regional do Projeto Cultura Livre nas Feiras.
A jovem Jaiane, de 13 anos é moradora de Tabocas e faz parte do grupo “Os Gonzaguinhas”, formado só por crianças. Ela conta que sua inspiração vem de Luiz Gonzaga, “Ele é a cultura, é nosso rei”. Pra Mestre Pedro, Gonzaga “é uma estrela pro Nordeste e pro mundo inteiro. Graças a ele nós estamos com nossa música pé de serra”, diz. E acrescenta: “Pra mim ele é até um santo que está obrando milagre”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário