sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013



Dentro da programação do São João de Salgueiro deste ano(2011) José Nilton Veras, é uma das personalidades que também chega pra forrozar. Conhecido artisticamente por Zenilton, o cantor e sanfoneiro pernambucano será homenageado pela Prefeitura. Zenilton ganhou fama pelo humor presente nas letras de suas canções sempre animadas. Nascido em Salgueiro, em fevereiro de 1939, ainda criança começou a gostar de música. Aos 14 anos, iniciou os estudos no acordeon, já de olho no futuro profissional voltado para o mundo artístico.
Seu pai, que era dentista do Exército, foi contra a escolha, por achar que a carreira de músico não levaria a nada. Mas Zenilton foi persistente e buscou trabalhar seus projetos no Sudeste no fim da década de 60. Em 1967, conseguiu espaço numa gravadora e fez seu primeiro álbum, chamado Fofocando, pela Chantecler. Durante oregime militar, Zenilton passou a usar trocadilhos em suas letras para escapar dacensura que existia à produção artística da época.
De lá para cá, foram dezenas de discos e sucessos, com a essência dos ritmos nordestinos com sotaque de duplo sentido em algumas composições. Entre os sucessos de seu repertório estão: Ela voltava, Mulher gosta de dinheiro, A velha debaixo da cama, Gemedeira, Milho Cru, É só Capim e muitas outros. Zenilton é o homenageado dos festejos juninos de Salgueiro em 2011.

Fonte:www.salgueiro.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário